domingo, 13 de abril de 2014

DMU SURDOCEGUEIRA

           Deficiência Múltipla (DMU) e suas Potencialidades

Consideramos que a pessoa com deficiência múltipla é aquela que apresenta duas ou mais deficiências primárias associadas (intelectual, visual, auditiva, física). Esta associação pode acarretar diferenças no desenvolvimento global da pessoa, não se tratando de somatório de deficiências. Entendemos que o aluno com deficiência múltipla constitui-se de maneira diferente, singular, como qualquer ser humano. A deficiência múltipla sensorial ou surdocegueira é uma condição que causa impacto peculiar na apropriação do conhecimento pela pessoa surdocega. Ocorrem especificidades de comunicação e do acesso a informações de modo peculiar pelo surdocegos devido a perda dupla de dois canais de natureza sensorial. A surdocegueira tem peculiaridades, como por exemplo, da ordem das perdas sensoriais pelo indivíduo, a história de vida das pessoas com deficiência múltipla é de crucial interesse às estratégias pedagógicas a ser utilizado o que demanda a compreensão da ordem e da intensidade das perdas sensoriais ao longo da vida da pessoa DMU.
Oferecer possibilidades de adequações e de experiências sensoriais diferenciadas técnicas e orientações de ensino é eficiente, porém muito específicas para este grupo de pessoas. Os interesses (de vestir, de lazer, de brincar, de jogar) dos alunos precisam ser oferecidos dentro da faixa etária, mesmo quando há sérias diferenças nas respostas possíveis dadas pelos alunos DMU. A solução pedagógica estará nos modos de apresentação de objetos, das opções de escolha e das formas de comunicação com este aluno, Faz-se necessário explorar o potencial de expressão de idéias e de emoções pelos alunos DMU, para que isso ocorra, as atividades escolares deverão ser oferecidas respeitando a temática trabalhada com a turma, mas com adequações previamente preparadas e com a colaboração dos outros alunos da turma durante as atividades, faz-se necessário o oferecimento de atividades escolares de forma diferenciada para que venha contemplar estes sujeitos, para que se tenham expectativas positivas quanto ao aluno.
O trabalho pedagógico com o aluno com Deficiência Múltipla (DMU), deve ter inicio nas propostas educacionais voltadas para o aluno com deficiência múltipla devem levar em conta a flexibilização curricular necessária e as ajudas técnicas que favorecerão o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.
Quando estudamos a historia da educação do surdocego, vemos que tradicionalmente a criança foi educada de acordo com o princípio de aprendizagem associativa, que é comparar a palavra falada, escrita ou soletrada com o objeto. O nosso trabalho com crianças surdocegas na SRM, é educar a criança com atividade comunicativa, isto quer dizer, ensina-se a criança a perguntar por coisas e se interessar por coisas ao seu redor. Em outras palavras, ela é encorajada a emitir os sinais para o mundo e será reforçado quando o ambiente responde. Quando a palavra ou frase representa sentimento ou intenções, ela se lembrará dela e a usará corretamente em situações adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário