segunda-feira, 30 de junho de 2014

Análise Reflexiva Baseada no Texto: “O modelo dos modelos de Ítalo Calvino”.

Análise Reflexiva Baseada no Texto: “O modelo dos modelos de Ítalo Calvino”.
Cursista: Ivone de Assis Ribeiro
  Ao longo dos estudos nos foi possível uma reflexão sobre o nosso trabalho na sala de Recurso e o atendimento educacional especializado como refletir o nosso aprendizado na construção e reconstrução do ensino com pessoa com deficiência e este texto nos veio trazer essa reflexão: Analisando a Historia Educacional do nosso país o primeiro parágrafo nos mostra de maneira metafórica o modelo que existia anterior a Inclusão como Lei neste país. O que existia era uma educação homogênea, em que todos tinham que seguir o mesmo caminho, e aqueles que não conseguissem seguir o modelo determinado pela escola, eram excluídos do contexto escolar, e em determinadas limitações, não podia freqüentar escola, neste modelo, as que não tinham o modelo padrão eram vistas como pessoas que não podiam avançar ser capaz de alcançar êxito.  Mas se por um instante ele deixava de fixar a harmoniosa figura geométrica desenhada no céu dos modelos ideais, saltava a seus olhos uma paisagem humana em que a monstruosidade e os desastres não eram de todo desaparecidos e as linhas do desenho surgiam deformadas e retorcidas.” Ao analisarmos este trecho acima e compararmos com a educação atual percebemos uma nova visão de inclusão e oportunidade para aqueles que se diferenciam do modelo padrão.  É o momento em que o homem começa a se perceber como um ser imperfeito,  e as famílias das pessoas com deficiência começam a lutar para que os seus filhos tivessem direito a fazer parte da sociedade que vivem e que devem ser avaliadas não só pela aparência. No texto o Palomar se reconhece  como alguém preconceituoso, é como se sua imagem refletisse no espelho e começasse a pensar de um novo jeito com vários modelos como percebemos nesta próxima passagem do texto...] Analisando assim as coisas, o modelo dos modelos almejado por Palomar deverá servir para obter modelos transparentes, diáfanos, sutis como teias de aranha; talvez até mesmo para dissolver os modelos, ou até mesmo para dissolver-se a si próprio. Acredito que  A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva, como Palomar que “agora já desejava uma grande variedade de modelos, se possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço.” Este novo olhar propõe  a Educação um novo tempo e  obriga as escolas receberem todos os alunos, seja ele com ou sem deficiência, reconhecendo que é possível incluir transformar, só precisa querer e buscar meios para que sejamos todos iguais nas nossas diferenças.  Foi neste contexto que surgiu o AEE, que ainda está se construindo para apoiar a educação das pessoas com deficiências e de fato acontecer a inclusão dos mesmos nas escolas regulares sem a segregação anteriormente existente.. Neste ponto só restava a Palomar apagar da mente os modelos e os modelos de modelos. E para que o AEE aconteça realmente nas escolas é necessário  que toda a comunidade  escolar apague  de suas mentes atitudes preconceituosas e entendam que não existe o modelo dos modelos, e como educadores do AEE podemos derrubar as muralhas que existe entre a realidade mal padronizável e não homogeneizável, formulando os seus “sins”, os seus “nãos”, os seus “mas”.” Podemos sonhar que tudo é possível de acontecer, respeitando sempre o momento, as habilidades e as dificuldades de cada pessoa, pois somos todos capazes e únicos, sabemos que não existe receita pronta, é cada um nos propõe uma descoberta a cada dia, e as idéias fluem a todo instante, e que não existe um modelo pronto para o sucesso dos diferentes, mas que se alguém acreditar no seu potencial construirão juntos um alicerce que podem mudar o mundo para melhor.

Oferecer ferramentas para novas descobertas e ampliar o repertório de idéias, habilidades e juntos com o outro superar os obstáculos.   

Lendo o texto pude perceber que tanto Palomar quanto os educadores  precisam mudar sua postura diante das coisas do mundo e que precisam fazer algo para que todas as pessoas sejam livres e respeitadas na sociedade em que vivem, e que acima de tudo possam viver ativamente, uns com os outros.


CALVINO, Ítalo. O modelo dos modelos, UFC, 2014.

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