· Pranchas de comunicação - As
pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou
símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são
personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e
motoras de seu usuário.
Essas pranchas podem estar soltas ou
agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar apontar ou ter a
informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição
motora.
Muitos profissionais podem estar envolvidos no trabalho da
tecnologia assistiva como engenheiros, educadores, terapeutas
ocupacionais, protéticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, oftalmologistas,
enfermeiras, assistentes sociais, especialistas em audição, entre outras áreas.
Na CAA utiliza-se de vários símbolos como os objetos, a
fala, os gestos, a linguagem de sinais, as fotografias, os desenhos e a
escrita.
Há vários tipos de símbolos que são usados para representar mensagens.
Eles podem ser divididos em:
Símbolos que não necessitam
de recursos externos - o indivíduo utiliza apenas o seu corpo para se
comunicar. São exemplos desse sistema os gestos, os sinais manuais, as
vocalizações, e as expressões faciais.
Símbolos que necessitam de
recursos externos - requerem instrumentos ou equipamentos além do
corpo do usuário para produzir uma mensagem. Esses sistemas podem ser muito
simples, ou de baixa tecnologia ou tecnologicamente complexos ou de alta
tecnologia.
Objetos reais - Os
objetos reais podem ser idênticos ao que estão representando ou similares, onde
há variações quanto ao tamanho, cor ou outra característica.
Miniaturas - Os
objetos em miniatura precisam ser selecionados com cuidado para que possam ser
utilizados como recursos de comunicação. Devem ser consideradas as
possibilidades visuais e intelectuais dos indivíduos na sua utilização.
Objetos parciais- Em
situações onde os objetos a serem representados são muito grandes a utilização
de parte do objeto pode ser muito apropriada.
Fotografias - Fotos
coloridas ou preto e branco podem ser utilizadas para representar objetos,
pessoas, ações, lugares ou atividades. Nas escolas muitas vezes são utilizados
recortes de revistas ou embalagens de produtos.
Símbolos gráficos- Há
uma série de símbolos gráficos que foram desenvolvidos para facilitar a
comunicação de pessoas com necessidades educativas especiais.
Muito bem Ivone, suas sugestões estão clara, precisa e condizentes com a realidade de nosso aluno com TEA.
ResponderExcluirÉ isso aí Ivone, gostei muito, ficou show de bola, para quem tem aluno com TEA as suas atividades irá ajudar bastante, boa escolha....Parabéns
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